econtábil

/notícias

Nossa expertise permite-nos auxiliar nossos clientes a desenvolver seus negócios em um cenário de grande complexidade e mudanças constantes

Novas leis e regras criam situações às quais as empresas devem se adaptar rapidamente. Em um cenário competitivo e globalizado o melhor desempenho de gestão resulta em menores custos e lucros maiores.

/ As especificidades da contabilidade para varejo

O que uma contabilidade especializada pode proporcionar aos gestores do varejo?

Os empresários que atuam no comércio varejista convivem com mudanças constantes na legislação, novos decretos e regras. Para auxiliá-los nesse desafio e assegurar o pleno funcionamento dos seus negócios e operações, é importante o apoio de um parceiro de contabilidade que proporcione agilidade, que esteja atualizado e tenha suporte de tecnologia.

Como funciona o varejo

O varejo envolve os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais.O varejista tanto pode atuar no comércio com lojas físicas, como por exemplo: supermercados, franquias, lojas de shopping, lojas de rua, padarias, restaurantes, lojas de roupas, acessórios, farmácias, lojas de veículos, etc. Mas também em formato de varejo virtual como: e-commerce, venda direta, máquinas de venda entre outros.
Na maioria dos comércios varejistas, há uma compra com entrada de estoque no varejista, este estoque é armazenado e revendido em unidades ao consumidor final. Dentro do cenário do mercado brasileiro este processo exige uma gestão de excelência em todas as suas fases além de uma análise de fluxo de caixa, tributária, de contratação e remuneração da equipe.

A contabilidade do varejo

A contabilidade é o melhor instrumento para auxiliar na administração do varejo. Com os números e análises contábeis o varejista consegue tomar as melhores decisões para seu negócio. A tributação do varejo brasileiro mantém muitas peculiaridades como: a Substituição Tributária (ST) O Diferencial de Alíquota do ICMS nas transações Interestaduais, a Margem de Valor Agregado do produto (MVA) entre outras particularidades que farão a diferença no seu resultado e adequação à legislação do segmento. A tributação do varejo pode seguir os seguintes regimes tributários: simples nacional, lucro presumido ou lucro real, e a opção ao regime correto para o momento da empresa impactará positiva ou negativamente na saúde da empresa – e para que o enquadramento corresponda ao planejamento de médio e longo prazo do seu negócio, é necessário o apoio de uma contabilidade com experiência, que entenda em detalhes essa dinâmica e os impactos diretos na sua organização. Observamos também que a solução para o êxito na atividade varejista não é única para todas os seus segmentos, demandando uma análise personalizada. Por isso, seu parceiro de contabilidade além de ter experiência, deve estar atualizado com regras tributárias dos produtos.

Devido à amplitude de itens e variáveis, sugere-se sempre que o varejista mantenha um sistema de gestão que de controle de estoques, fluxo de caixa, custos de armazenagem, despesas fixas e variáveis, cobranças e emissão de notas fiscais. Por outro lado, o parceiro de contabilidade do varejista deve manter um sistema informatizado para apoiá-lo com uma base de dados confiável e segura, de modo a prover ao varejista informações estratégicas para o desenvolvimento do seu negócio, atuando para fornecer a você as informações necessárias para manter a segurança legal da sua empresa, contendo riscos e pensando sempre na minimização de custos e otimização de processos que impactam sua atividade.

Há mais de 30 anos, a Econtábil Consultoria apoia o crescimento seguro dos clientes varejistas, contribuindo para o sucesso dos seus negócios. Com um quadro de profissionais altamente especializados e escritórios coligados em outros estados, oferecemos soluções customizadas nas áreas Contábil, Fiscal, RH e Societária.
Se você é um empresário do setor do varejo e procura por uma gestão contábil eficiente, transparente, ágil e que conhece as rotinas e dinâmicas presentes no comércio varejista, consulte nossa equipe e veja como podemos auxiliá-lo no sucesso do seu negócio