econtábil

/notícias

Nossa expertise permite-nos auxiliar nossos clientes a desenvolver seus negócios em um cenário de grande complexidade e mudanças constantes

Novas leis e regras criam situações às quais as empresas devem se adaptar rapidamente. Em um cenário competitivo e globalizado o melhor desempenho de gestão resulta em menores custos e lucros maiores.

/ Curitiba lidera ranking de menor tempo para abrir uma empresa: 22 horas

refis

Redução da burocracia e agilidade de processos colocaram Curitiba na posição de capital com o menor tempo de abertura de empresas do País. Segundo o Mapa de Empresas de 2020, ranking divulgado pelo Ministério da Economia, uma empresa é aberta em média em 22 horas na capital paranaense. O índice nacional é de dois dias e 13 horas (61 horas). Ou seja, abrir uma empresa em Curitiba é até 64% mais rápido que a média brasileira.

O levantamento do Ministério da Economia apresenta o desempenho de todos os Estados, das 27 capitais e do Distrito Federal e toma como base o banco de dados digital das Juntas Comerciais do País. Para medir o tempo de abertura de empresas, foram consideradas duas etapas do processo de abertura – a análise de viabilidade e o registro e inscrição na Junta Comercial. Entre as capitais, Curitiba é seguida por Macapá e Goiânia, com tempo de 1 dia e 1 hora cada uma para abertura de uma empresa.

“O tempo de abertura de empresas é um dos aspectos mais importantes para medir a qualidade do ambiente de negócios em um local, porque traduz diretamente como a burocracia afeta a vida de empresários que estão começando seus negócios” diz o diretor do departamento nacional de registro empresarial e integração (DREI) do Ministério da Economia, André Santa Cruz.

“Curitiba acabou capitaneando também a melhora do Paraná no ranking”, completou.

O esforço conjunto das secretarias do Urbanismo, de Finanças, do Meio Ambiente e da Saúde, da Superintendência de Tecnologia da Informação (SIT), da Agência Curitiba de Desenvolvimento e do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), nos últimos anos, melhoraram de maneira significativa a vida de quem quer abrir uma empresa em Curitiba.

Também foram fundamentais no processo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Receita Federal do Brasil (RFB), a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e o Corpo de Bombeiros.
Fonte: Bem Paraná